O que é Glúten ?

Muito se ouve sobre esse assunto. Benefícios e seus malefícios, o novo vilão da alimentação tem cada vez mais sido comentado e criticado, mas de fato o que é glúten? Em que alimentos o encontramos ?

o que é Glúten

 Afinal o que é Glúten?

Glúten, que se encontra presente nas sementes de quase todos os cereais, é o resultado da mistura das proteínas gliadina e glutenina, ele geralmente aparece combinado com outras proteínas vegetais (albumina, globulina) e amido.

Sendo a elasticidade e viscosidade elementos naturais dessa proteína, ele é utilizado em diversos produtos e alimentos, principalmente por permitir a fermentação, crescimento e elasticidade das massas.

O que muitos não sabem, é que ele é necessário, pois melhora o funcionamento do intestino, aumenta a sensação de saciedade e ajuda na absorção do colesterol, além disso serve como fonte do mesmo tipo de energia fornecida pelo açúcar, mas até que ponto de fato é bom?

O pecado vem pelo excesso, apesar de todos os seus benefícios, ao chegar no intestino ele gruda em suas paredes o saturando, causando, assim, acúmulo de gordura na região abdominal.

Gera também o aumento dos riscos de desenvolver diabetes, depressão, alergias, dores de cabeça e até mesmo dores nas articulações.

O segredo é se alimentar de forma equilibrada e conhecer os alimentos que você ingere.

 

Quais os principais alimentos que contêm glúten?

A verdade é que a todo momento nos expomos a ele. Afinal, está presente na maioria dos alimentos industrializados que consumimos no nosso dia a dia, se isso não te surpreendeu, espere até descobrir onde ele se esconde e você nem imaginava, entenda o que há por trás dos alimentos que naturalmente ingerimos. Veja então o que tem gluten:

  •      Trigo
  •      Cevada
  •      Centeio
  •      Cereais
  •      Pães
  •      Biscoitos
  •      Cerveja
  •      Massas
  •      Aveia (caso não esteja especificada de que não contém glúten);
  •      Açucares (caso não esteja especificada de que não contém glúten);

A abstenção radical ao organismo pode levar a sensibilidade do mesmo, por isso, é necessário que um nutricionista seja consultado antes de aderir uma dieta sem glúten.

Intolerância ao Glúten ou doença celíaca

A alimentação é um dos fatores mais importantes para manter o nosso organismo em equilíbrio, por isso, antes de o retirarmos ou qualquer outro elemento da nossa alimentação devemos procurar entender de que forma esse componente atua no nosso organismo e sob que circunstância devemos de fato cortá-los da nossa dieta alimentar.

Existem dois casos em que não deve ser ingerido, quando o organismo é intolerante, e quando o indivíduo tem a doença celíaca.

doença celíaca é uma doença autoimune manifestada no intestino causando danos em sua mucosa, é uma intolerância permanente ao glúten.

No intestino estão presentes vilosidades responsáveis pelo revestimento intestinal que ajudam na última etapa da digestão do alimento absorvendo nutrientes, o organismo hipersensível ao entrar em contato com ele apresenta diminuição dessas vilosidades, dificultando assim a absorção dos nutrientes e digestão.

A doença celíaca pode se manifestar nos primeiros três anos de idade, ou até mesmo na fase adulta, seu principal fator para a manifestação é a predisposição genética, estudos indicam que mulheres são mais predispostas a essa condição que os homens.

Por ser uma doença manifestada no intestino, tem como sintomas a diarreia crônica, gases, dor abdominal, perda de peso, desnutrição (devido à má absorção de nutrientes) consequentemente problemas de desenvolvimento.

A abstenção radical dele ao organismo pode levar a sensibilidade do mesmo, por isso, é necessário que um nutricionista seja consultado antes de aderir a dieta.

A doença celíaca não tem cura. Portanto, a indicação é adotar um Dieta para Celíacos.

Nosso objetivo é ajudar e por isso, criamos receitas para celíacos ou receitas sem glutens

Produtos que não contém glúten

O que mais encontramos em pesquisas são quais alimentos que contêm o Glúten e o motivo é que ele é o principal componente de diversos alimentos.

E se seu objetivo por ser celíaco é aprender sobre comidas sem gluten e como ficar cozinhando sem gluten está no local certo.

 

Com  receitas sem glúten você conseguirá organizar sua dieta e não só ter sabores variados, como valores nutricionais balançados

Alimentos sem Glúten

É muito importante para os Celíacos saber quais os alimentos não tem glúten. E para isso pesquisamos sobre isso, então leia sobre os alimentos sem Glúten para descobrir como eliminá-lo de sua alimentação.