O que é Doença Celíaca

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

A Doença Celíaca é um tema muito abordado, porém muitas pessoas ainda tem dúvidas. Segundo a Acelbra (Associação dos Celíacos do Brasil) essa Doença é uma intolerância permanente ao Glúten e normalmente se manisfesta na infância, mas existem casos que são diagnósticos já quando a pessoa é adulta.

doença celíaca
Imagem da Internet

 

O Glúten é uma proteína presente em muitos alimentos, aliás na maioria deles. Se não diretamente por contaminação cruzada. Temos um artigo que te explica com mais detalhes sobre o glúten – O que é Glúten?

Segundo a Acelbra, existem 3 tipos de situações quanto aos sintomas: Clássica, Não Clássica e Assintomática. Veja a definição deles sobre isso:

tipos de sintomas da doença Celíaca
Origem da Imagem: Site Acelbra

 

A doença Celíaca segundo Dr. Dráuzio Varela

 

Como vemos no vídeo, a grande maioria tem dúvidas sobre o Glúten … se podem considerar “veneno” … ou se é maléfico para quem tem doença celíaca …

Ele define que muitas pessoas tem alergia ao Glúten e quando ele chega ao intestino, o organismo dispara uma resposta imunológica, reage na presença daquela proteína estranha e com isso a pessoa tem alterações intestinais importantes, como cólicas intestinais, cheias de gases, chegando a episódios de diarréias de repetição (tanto em crianças como em adultos).

Em alguns casos podem gerar lesões de pele, como grandes manchas escuras, que após “investigações” se descobre a intolerância ao Glúten

Além de grande mal estar aos portadores da Doença Celíaca, como também, chegar a atrasar o desenvolvimento da criança, pois com constantes diarréias, o organismo da criança não consegue absorver os nutrientes necessários.

Apesar de bem caracterizado, o diagnóstico nem sempre é fácil. Muitas pessoas carregam os sintomas durante muito tempo até o diagnóstico através de um médico que solicita exames adequados para a certeza da intolerância.

Sou celíaco, o que fazer !??!

Pesquisamos muito se há tratamento ou cura para a Doença Celíaca e até o momento não há. A indicação unânime é a dieta alimentar restritiva, ou seja, eliminar todo e qualquer alimento que contenha Glúten.

Nosso objetivo, como já mencionado em outros artigos é o de contribuir ao máximo com dicas, receitas e informações que possam ajudar pessoas com a Doença Celíaca.

Aproveitando o assunto sobre dúvidas sobre  Glúten, temos uma sugestão a fazer. Pegue uma cópia do nosso e-book gratuito de nossa série sem glúten: receitas de pães.

Respostas para dúvidas sobre Glúten - Ebook Pães sem Glúten

 

Respostas para dúvidas sobre Glúten - Ebook Pães sem Glúten

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.