O que é Lactose ?

A lactose é uma enzima encontrada no leite e nos seus derivados, ela é produzida exclusivamente nas glândulas mamárias dos mamíferos, constituindo certa de 7% do leite materno e 5% do leite de vaca, a lactose é um carboidrato (açúcar) composto pelos monossacarídeos: glicose e galactose, é também conhecida como o açúcar do leite.

O que é lactose

Ao contrário do que se pensa, a lactose não é encontrada apenas em produtos tradicionalmente elaborados com leite, ela está presente em outros alimentos em forma de estabilizador de aromas, e até mesmo em produtos farmacêuticos, como em pílulas anticoncepcionais, medicamentos para gases, e acidez estomacal.

A lactose tem um papel muito importante no nosso organismo, pois auxilia na absorção de cálcio, melhorando sua fixação no organismo, sendo assim imprescindível na prevenção de doenças como osteoporose e a obesidade, por além de atuar na formação dos ossos, ajudar na queima de gordura.

Sendo um carboidrato, a lactose é também uma rica fonte de energia, servindo de combustível para as nossas atividades físicas do dia a dia. Quando digerida, é metabolizada no interior das células, sendo assim transformada em energia. O consumo de lactose poupa proteínas que seriam usadas como fonte secundária de energia, formando músculos e realizando outras funções de manutenção no organismo.

É no período neonatal que a lactose tem o seu ápice de atividade no organismo dos mamíferos (isso inclui todas as espécies mamíferas), ocorrendo um declínio dessa atividade quando ocorre o desmame, após esse período, a atividade da lactase é mantida em níveis baixos, geralmente menos de 10% da atividade do neonato.

 

Além do leite e dos seus derivados, que outros produtos contêm lactose?

Pães;

Biscoitos;

Panquecas

Bolos;

Molhos para salada;

Manteiga;

Chocolate ao leite;

Pudim;

Leite condensado;

Caramelo;

Careais matinais processados;

Batatas fritas e outros salgadinhos processados;

Sopas instantâneas;

Barras de proteínas;

Shakes substitutos de refeições.

 

Intolerância à lactose

A intolerância à lactose pode ser entendida como a diminuição ou incapacidade de digestão da lactose. Para que ocorra a absorção da lactose no nosso organismo, é necessário que a mesma seja quebrada, a enzina responsável por essa quebra é chamada lactase, e é encontrada no intestino delgado. Quando há deficiência na produção dessa enzima ou até mesmo ausência de produção, a lactose não degradada é convertida em gás e ácido, inflando o estômago e causando desconforto abdominal, o açúcar presente na lactose, gera influxo de água para o intestino causando diarreia.

A intolerância à lactose pode ser desenvolvida ao longo da vida, ou ocorrer por hereditariedade se manifestando desde a primeira alimentação, sua evolução é favorável de acordo com o amadurecimento das células intestinais.

O indivíduo intolerante que consome leite ou seus derivados pode apresentar náusea, distensão abdominal, diarreia, flatulência e assadura na região anal. O período de tempo que esses sintomas podem aparecer varia de acordo com a quantidade de alimento consumido e quanta lactase o organismo da pessoa possui para a quebra da lactose, sendo assim pode aparecer de imediato ou até mesmo depois de horas.

Para prevenir os sintomas de intolerância, deve-se optar por produtos isentos de lactose ou até mesmo com níveis reduzidos, já que quando não consumido o organismo não apresenta nenhuma reação, outra opção que encontramos no mercado é o suplemento da enzima lactase, disponíveis em comprimidos ou tabletes mastigáveis, este medicamente deve ser ingerido junto ao alimento em questão.

Saiba quais são os alimentos sem Lactose que encontramos pra te orientar